Morre o Papa Francisco - NOTÍCIAS.

A informação com responsabilidade. Whatsapp do blog:087.9.8824.0060

segunda-feira, 21 de abril de 2025

Morre o Papa Francisco

Por:Cleber Sena  - 21/04/2025.






O anúncio foi feito pelo Camerlengo da Casa Santa Marta


Morre o Papa Francisco. O anúncio foi dado, com pesar, poucos instantes atrás diretamente da Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, por Sua Eminêcia, o cardeal Farrell, com as seguintes palavras:


“Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã [2h35, pelo horário de Brasília], o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.”


Ainda ontem, domingo (20), o Pontífice apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, sua última para a Igreja e o mundo.


As primeiras repercussões


Logo após o anúncio, no dia em que a Igreja celebra a Segunda-feira do Anjo, as mensagens de condolências de um mundo inteiro começaram a chegar no Vaticano. Uma das primeiras foi da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que escreveu através da rede social X, antigo Twitter:


“Hoje o mundo chora o falecimento de Papa Francisco. Inspirou milhões de pessoas, muito além da Igreja Católica, com a sua humildade e o seu puro amor pelos menos afortunados. Os meus pensamentos estão com todos aqueles que sofrem essa profunda perda. Que possam encontrar conforto na ideia de que o legado do Papa Francisco continuará a nos guiar todos em direção a um mundo mais justo, pacífico e compassivo.”


O presidente da Itália, Sergio Mattarella, também já se declarou sobre a morte do Papa Francisco: “recebi com grande tristeza pessoal a notícia da morte do Papa Francisco, sentindo o grave vazio que se cria com a perda do ponto de referência que para mim sempre representou”. O falecimento do Pontífice, continuou o Chefe de Estado, “suscita dor e comoção entre os italianos e em todo o mundo. O seu ensinamento recordou a mensagem evangélica, a solidariedade entre as pessoas, o dever de proximidade com os mais frágeis, a cooperação internacional, a paz na humanidade”. “A gratidão para com ele”, concluiu Mattarella, “deve ser traduzida com a responsabilidade de trabalhar, como ele fez constantemente, para esses objetivos”.


Da Espanha, a mensagem de pesar do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, que elogiou o “profundo legado” deixado pelo papa Francisco por seu compromisso com a paz e a justiça social: “lamento o falecimento do Papa Francisco. Seu compromisso com a paz, a justiça social e os mais vulneráveis deixa um legado profundo. Descanse em paz”, escreveu o chefe do governo espanhol nas redes sociais após a morte do Pontífice.


Segue, ainda, declaração dos bispos belgas, expressando pesar e gratidão pelo serviço do Papa Francisco:


“Com grande tristeza”, os bispos da Bélgica receberam a notícia da morte do Papa Francisco, que liderou a Igreja Católica como bispo de Roma desde 2013. Em uma declaração divulgada hoje, os bispos expressaram “profunda gratidão por seu ministério” e relembraram um pontificado “marcado pela simplicidade, proximidade com os pobres e um forte apelo à misericórdia e à justiça social”. Suas encíclicas – em particular Laudato si’ (2015) e Fratelli tutti (2020) – “permanecem pontos de referência para o mundo e a sociedade”, escrevem os bispos, que também enfatizam “o forte impulso pastoral dado à construção de uma Igreja mais sinodal e inclusiva”. Os bispos belgas recordam com gratidão a visita do Papa em setembro de 2024, durante a qual ele ofereceu três palavras-chave para a Igreja na Bélgica: “evangelização, alegria e misericórdia”. Por fim, o convite a todos os fiéis do país: “Rezemos para que o Senhor acolha seu servo Francisco na casa do Pai”.


Na véspera do falecimento, encontrou-se com o vice-presidente dos EUA


Ontem, domingo (20), além de ter aparecido na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, o Papa Francisco chegou a recebeu o vice-presidente dos EUA, James David Vance, conhecido pelas suas iniciais JD Vance, a quem presenteou com uma gravata com o brasão do Vaticano, um terço e ovos de Páscoa para cada um dos filhos de Vance. “É um prazer vê-lo em melhor estado de saúde”, disse JD Vance ao papa argentino, em vídeo divulgado pelo Vaticano. “Obrigado por me receber. Rezo pelo senhor todos os dias. Que Deus o abençoe”. O encontro ocorreu ocorreu dois meses após críticas do pontífice à política migratória do governo Donald Trump.

Com informações do Vatican News.

Via:Blog Alvinho



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages