Fim da escala 6×1 é salvação do capitalismo, diz economista - NOTÍCIAS.

A informação com responsabilidade. Whatsapp do blog:087.9.8824.0060

sábado, 16 de novembro de 2024

Fim da escala 6×1 é salvação do capitalismo, diz economista

Por:Cleber Sena - 16/11/2024.








O economista Pedro Gomes defende a semana de quatro dias de trabalho não para tornar as pessoas mais felizes, mas sim porque acredita que, assim, será possível salvar o capitalismo.


Autor do livro Sexta-feira é o novo sábado (2021), o professor de economia da Universidade de Londres em Birkbeck afirma que o mundo passou por transformações profundas ao longo das últimas décadas, mas o trabalho não acompanhou essas mudanças.



O resultado são funcionários estafados e famílias exaustas — isso pensando na realidade de países em que prevalece a escala 5×1.


Enquanto o Brasil vê ganhar fôlego a campanha para acabar com a semana de seis dias de trabalho com um dia de folga, Gomes aplaude a iniciativa, considerando o modelo algo reminiscente do século 19.


Mas frisa a necessidade de que as mudanças sejam graduais e bem planejadas, com diferentes soluções sendo encontradas para diversos setores.



“Considero que já está na hora de terminar o 6×1 para dar espaço, de forma prudente e bem estudada, para a semana de quatro dias”, diz Gomes à BBC News Brasil.


Gomes coordenou o Projeto-Piloto da Semana de Quatro Dias organizado pelo governo de Portugal, seu país natal, em 2023, para implementar a semana de quatro dias em 41 empresas voluntárias.


Ao fim do período de teste, apenas quatro empresas quiseram voltar para a jornada de cinco dias por semana.



Historicamente, ele diz que essas transições sempre foram acompanhadas de grande resistência do setor empresarial, mas afirma que encarar a mudança traz grandes benefícios para economia.


“A adaptação é muito mais fácil do que, de partida, as empresas vão dizer”, afirma.


Fonte: Terra



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages