Secretaria de Saúde de Pernambuco confirma casos no Estado de vírus que circula no Brasil há 20 anos e causou surto na China - NOTÍCIAS.

Você bem informado. Whatsapp do blog:087.9.8171.5748

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Secretaria de Saúde de Pernambuco confirma casos no Estado de vírus que circula no Brasil há 20 anos e causou surto na China

Por:Cleber Sena  -  20/01/2025.




Após causar surto de infecções respiratórias na China, o metapneumovírus humano (HMPV) teve os primeiros casos de 2025 confirmados em Pernambuco na quarta-feira, 15. A informação foi divulgada hoje pela Secretaria Estadual de Saúde, salientando que o patógeno é da mesma família do Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e circula há 20 anos no Brasil. Ele provoca sintomas leves, mas pode evoluir para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), principalmente em grupos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com comorbidades.


De acordo com a SES-PE, a ocorrência desse vírus em Pernambuco não é inusitada nem incomum, tendo em vista que já houve registro de casos positivos em anos anteriores, com maior intensidade em 2016 (15 casos) e 2022 (27 casos). Embora não haja vacina específica para a prevenção do HMPV, a vacinação contra a gripe e Covid-19 previne casos mais graves.


As confirmações neste início de ano em Pernambuco são de duas crianças do sexo feminino, sendo uma de 1 ano e 7 meses e a outra 3 anos e 11 meses, residentes em Recife e Jaboatão dos Guararapes, respectivamente. As duas apresentaram febre, tosse, desconforto respiratório e diarreia, mas já tiveram alta hospitalar.


O secretário executivo de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, Renan Freitas, tranquiliza a população pernambucana em relação ao vírus. “A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde, reforça que apesar do aumento do número de casos identificados em países do Hemisfério Norte, o HMPV não é considerado um vírus de grande preocupação na comunidade científica. Por enquanto, não há aumento de casos que caracterize uma epidemia ou uma pandemia provocada por este vírus”, destaca.


Via:Alvinho Patriota



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages