Por:Cleber Sena - 18/01/2025.
Neste período de chuvas intensas, os condutores precisam redobrar a atenção ao trafegar pelas ruas e rodovias, é necessário dirigir com muito cuidado. A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) aponta as pistas molhadas e escorregadias, aliadas a baixa visibilidade, como os principais fatores que comprometem a segurança no trânsito e favorecem a ocorrência de acidentes.
distância necessária para frenagem.
- Evitar vias alagadas: Vias inundadas devem ser evitadas, pois podem esconder obstáculos, além de nem sempre permitirem estimar a profundidade. O excesso de água pode reduzir o desempenho do sistema de freios, causar a parada do motor e até danificá-lo.
- Mantenha os faróis acesos: Em dias de chuva, a visibilidade é um fator crítico. Mesmo durante o dia, os faróis acesos ajudam o motorista a enxergar melhor.
- Manutenção preventiva: preservar o estado das palhetas de para-brisas e realizar verificações preventivas em itens básicos como freios, fluídos e iluminação são práticas essenciais. Dê atenção especial ao estado dos pneus, pois além da perda natural de tração, seu desgaste excessivo comprometerá a dirigibilidade.
- Desembaçar os vidros: mantenha os vidros limpos, desengordurados e desembaçados. Se o para-brisas embaçar, tente diminuir a temperatura interna do veículo. Ligue o ar-condicionado e, se o veículo não dispuser desse recurso, deixe os vidros com uma pequena abertura para que o ar circule.
- Distância segura entre veículos: manter uma distância adequada entre veículos em movimento é essencial para garantir tempo hábil ao motorista, especialmente em curvas e frenagens.
- Ultrapassagens seguras: Sob chuva, o aumento no tempo de frenagem requer atenção redobrada. Recomenda-se evitar ultrapassagens durante chuvas intensas.
- Atenção ao se aproximar de locais de travessia de pedestres: Para evitar atropelamentos uma boa dica é dirigir preventivamente, com extrema atenção e velocidade moderada, sobretudo, em locais nos quais há sinais visíveis da possibilidade de travessia de pedestres.
- Efeito aquaplanagem: A aquaplanagem é resultado do excesso de água na pista e alta velocidade. A direção fica repentinamente leve, tornando-se muito difícil de controlar o veículo. É fundamental segurar firmemente o volante, tirar o pé do acelerador e reduzir a velocidade gradualmente, sem frear bruscamente, essas são medidas cruciais para recuperar o controle do veículo.
___
Nenhum comentário:
Postar um comentário