Por:Cleber Sena - 12/09/2024.
A Polícia Federal (PF) em Pernambuco, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou nesta terça-feira (10) a Operação “Mãos Fechadas” para desarticular uma organização criminosa envolvida em crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro. A ação ocorre em Ipubi (Sertão do Araripe), tem como alvo agentes públicos, servidores, empresários e particulares que teriam participado do esquema.
As investigações, iniciadas em 2021, apontam que empresas ligadas a agentes públicos vinham sendo beneficiadas em contratos com a prefeitura para fornecimento de alimentos, materiais de limpeza e de escritório. Esses contratos, firmados entre 2017 e 2023, movimentaram cerca de R$ 12 milhões.
Ao todo, 50 policiais federais e três auditores da CGU cumprem 12 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares, como quebras de sigilos bancário e fiscal. Os crimes investigados incluem formação de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, fraude à licitação e lavagem de dinheiro, cujas penas podem chegar a mais de 42 anos de prisão.
O nome “Mãos Fechadas” faz alusão ao desvio de recursos públicos para beneficiar um grupo restrito, numa metáfora para a retenção ilícita de dinheiro.(Via; Carlos Brito)
Nenhum comentário:
Postar um comentário