Por: Cleber Sena - 26/06/2024.
Na quarta-feira (19), Policiais Militares do 5º BPM participaram da XVIII SIPATRA, que está ocorrendo na Fazenda Muranaka, zona rural de Petrolina, (SIPATRA 2024 - SESMT), nesta semana, do dia 17 a 21.
Com temas diversos, as abordagens e diálogos envolveram diversão, palestras educativas, música, dinâmicas e sorteios.
No horário das 09h30, os Policiais Tenente Eugênio Neto, subcomandante da 2ª CPM, juntamente com os Sargentos Rocha e Tadeu - Instrutores do Proerd do 5º BPM, falaram sobre Comportamentos criminosos e políticas de prevenção às drogas lícitas e ilícitas.
Nesse sentido, através das dinâmicas, demonstraram fatos corriqueiros que levam pessoas a cometerem delitos, e como tudo poderia ser evitado. Ao final, foram feitas várias reflexões sobre o bem-estar dos funcionários evitando o uso e o abuso de algumas drogas como o álcool e o tabaco.
Nesse contexto, algumas dicas importantes foram trabalhadas, como ouvir os mais experientes, antes de tomar decisões, respirar em momentos de tensão, sair do local antes de se agravar a situação.
Em seguida, o alcoolismo foi alvo de 07 dicas para nossas vidas:
1. Reconhecer que você está em processo de adoecimento, por conta do álcool, assumindo que tem um problema, além de reconhecer os prejuízos que o álcool causa.
2. Faça uma tabela dos prós (pontos positivos) e contras (pontos negativos). Quais as vantagens e desvantagens do uso do álcool. Quais as opções de divertimentos que não envolva o álcool?
3. Elimine toda bebida alcoólica que esteja dentro de sua casa. A fissura por álcool dura em torno de 10min. Se tiver a bebida a mão fica mais propício a recaída. E será difícil de resistir.
4. Evite locais que as pessoas estão bebendo. Em situações de risco pode haver uma recaída. Você vai ter que parar de ir a bares e outros locais que estava acostumado a beber, afinal, pode despertar a vontade de beber.
5. Buscar alternativas que forneçam prazer, e não estejam relacionadas ao álcool.
6. Procure ajuda especializada, psicólogos ou psiquiatras. CAPS AD=álcool e drogas médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, reabilitação física e psicológica.
7. Busca dos grupos de ajuda mútua AA - Alcoólicos Anônimos. Veja sempre os aspectos positivos que você está tendo por ter parado de beber.
Por fim, os envolvidos fizeram uma oração, acalentando os presentes que estavam com algum tipo de dor emocional, sendo expostas por meio de gestos e dinâmicas durante Palestra, indicando ressentimentos, dores, tristeza, mágoas passadas, dentre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário