Por: Cleber Sena - 29/02/2024.
✅✅✅✅
Este sábado (2) será o “Dia D - Brasil unido contra a dengue” e por todo o país estarão sendo realizadas ações de mobilização para combate aos focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti. A Prefeitura de Juazeiro está engajada na missão de manter a população livre das arboviroses e realizará, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), um mutirão de prevenção no distrito de Maniçoba neste final de semana (2 e 3 de março).
“Nossas equipes seguem alertas e ativas para evitar que Juazeiro chegue aos altos índices de contaminação por dengue, como em outros municípios do estado e do país. Estaremos neste final de semana na Maniçoba, mas nossos agentes de endemias estão, diariamente, fazendo o trabalho de inspeção e de educação. Pedimos a colaboração da população que receba os nossos agentes e sigam as suas orientações”, solicitou a prefeita Suzana Ramos.
Os agentes de endemias estarão em Maniçoba, entre as 8h e 12h, vistoriando os imóveis residenciais e comerciais, em busca de locais ou recipientes com água parada que possam estar servindo de ponto de reprodução do mosquito, que transmite doenças como dengue, zika e chikungunya. Também serão realizadas atividades educativas.
Prevenção
Em Juazeiro, foram registradas, até agora, 135 notificações de casos suspeitos de dengue. Destas, seis casos foram confirmados, 41 descartados e 88 estão aguardando o resultado. Também há cinco óbitos suspeitos em investigação.
A população precisa estar atenta aos cuidados em relação ao acúmulo e condicionamento de água. É necessário esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasinhos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d’água e colocar objetos, como pneus e lonas, abrigados da chuva.
Dengue Zap
O Núcleo de Endemias disponibiliza o Dengue Zap para que a população possa colaborar com identificação e combate aos focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti.
O ‘Dengue Zap está disponível para receber mensagens de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, através do número: (74) 99945 - 5371.
____
Nenhum comentário:
Postar um comentário