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sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Consumidores devem ficar atentos para não caírem em golpes durante o carnaval

Por: Cleber Sena - 09/02/2024












Para quem vai cair na folia neste carnaval, muitas vezes o momento não é somente de alegria e festa, é preciso também ficar atento e redobrar a atenção para não se tornar mais uma vítima nas estatísticas de fraudes e golpes aplicados durante a festa.


Para orientar àqueles que irão participar da folia, a Prefeitura de Petrolina, através do Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon), destaca algumas dicas para evitar problemas durante o período carnavalesco:


Em festas privadas, que incluem o fornecimento de alimentação e bebidas, o consumidor precisar ficar atento se o que é oferecido é o mesmo que foi anunciado pelos produtores do evento;



Para as crianças, a orientação é que os pais tenham cuidado com as compras de brinquedos, observando a faixa etária, o estado das embalagens, o tipo de material que é fabricado para não causar acidentes, e se os mesmos possuem a garantia e o selo de certificação do Inmetro;


No caso de espumas em aerossol, estas não devem ser tóxicas e a informação deve estar visível na embalagem, assim como devem possuir também o selo do Inmetro. Lembrando que todos os produtos devem ser acompanhados do comprovante de compra e nota fiscal;



Caso o folião for levar o cartão de débito ou crédito como opção de pagamento durante os dias de festa, é importante que ele tire a opção por aproximação, evitando furtos e transações indesejáveis;


Como prevenção, o consumidor não deve entregar, em nenhuma hipótese, o seu cartão ao vendedor no momento do pagamento, e observar atentamente o valor que está sendo cobrado;


O Prodecon funciona no horário das 7h às 13h, no Núcleo Administrativo Municipal, localizado na Avenida Coronel Clementino Coelho, n° 174, no bairro Parque Bandeirantes (Atrás da Banca). O consumidor também pode manter contato pelo número do telefone e Whatsapp (87) 3861 – 3066.



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