Por: Cleber Sena ➖ 14/10/2023.
➖➖➖➖
Um novo grupo de brasileiros que estavam em Israel chegou nesta quinta-feira (12) ao país. O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) trouxe duzentas e catorze pessoas.
Para o brasileiro que vive longe, voltar à terra natal geralmente é motivo de alegria. Dessa vez foi diferente.
“Moro lá há 15 anos, sou casada com israelense, tenho três filhos e resolvi vir porque a gente acabou de se mudar para uma região que estava em risco”, diz a florista joana Joana Mayrink Veiga Anlen.
Embora houvesse o alívio de se ver fora de perigo, havia também o sentimento de que uma parte importante da vida ficou pra trás.
“Estou bem, porque minha filha está protegida, mas meu coração está partido. Eu não estou feliz. Eu só quero que as coisas melhorem”, conta a nutricionista Tally Rembishewski.
“Estou com o coração muito apertado de deixar família e amigos lá que estão ainda servindo o exército e estão no campo de batalha”, afirma o engenheiro Daniel Rembishewski.
O segundo voo de resgate trazendo 214 brasileiros que estavam em Israel pousou no aeroporto do Galeão por volta das três da manhã desta quinta.
A Juliana tinha ido passar uma temporada de nove meses pra fazer um curso, que não pôde concluir.
“Pretendo voltar, com certeza, mas naquele momento sabia que precisava voltar pra minha terra e ficar perto da minha família, meus amigos, que era uma das maiores preocupações”, diz a educadora Juliana Udlis.
Quatro animais de estimação também vieram no voo: três gatos e uma cadelinha, a Leslie.
“Ela nos ajudou muito a disfarçar esse momento pras crianças. Qualquer barulho a gente ficava com coração acelerado, uma sensação de muita insegurança e incerteza. Horrível”, afirma a nutricionista Kellen Benites Nemetz.
Segundo a Força Aérea, mais 420 brasileiros ainda devem ser resgatados em Israel nos próximos dias.
210 embarcam nesta sexta em Tel Aviv, e a outra metade, no sábado (14). Os dois voos devem pousar no Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário