Por: Cleber Sena ➖ 22/09/2023.
☑️☑️
Aproximar o Procon Juazeiro, órgão vinculado à Procuradoria Geral do Município (PGM), da Prefeitura de Juazeiro, dos consumidores, tirar dúvidas e falar da importância em conhecer os seus direitos enquanto consumidor, fizeram parte da ação educativa realizada pelo Procon Juazeiro nesta quinta-feira (21), em 40 estabelecimentos comerciais localizados no calçadão da Benjamin Constant.
De acordo com o coordenador do órgão, Carlos Macedo, investir na educação para o consumo é a garantia de que teremos consumidores conscientes dos seus direitos. “Esta ação visa seguir com a política nacional das relações de consumo, que entre outras questões, ressalta a importância da educação e informação de consumidores e fornecedores quanto aos seus direitos e deveres, com vistas à melhoria do mercado de consumo, como determina o CDC”, disse.
Materiais Educativos
A iniciativa que teve como objetivo orientar e sanar as dúvidas dos consumidores e fornecedores também promoveu a distribuição de materiais educativos com os contatos do Procon, informações sobre como realizar denúncias e os documentos necessários para formalizar uma reclamação.
Entre os materiais educativos, foram entregues cartilhas com informações sobre os direitos dos idosos, os direitos básicos do consumidor, direitos e deveres dos fornecedores e informações acerca do Código de Defesa do Consumidor (CDC), como a disponibilização do CDC para consulta, orientações quanto à forma correta de afixação de preços em mercadorias expostas em gôndolas e vitrines.
Aprovação
A iniciativa do Procon de Juazeiro em estar nas ruas, orientando os consumidores, foi considerada importante para os juazeirenses, conforme avaliou o consumidor Ailton Santos da Silva. “Tinha dúvidas sobre trocas de produtos com defeito, porque a loja afirma que não era obrigada a substituir. Os fiscais me explicaram como agir. É muito bom a população ser informada dos seus direitos”, destacou Ailton.
Já o gerente de um dos estabelecimentos visitados, Carlos Vinicius Araújo Santana, explicou que “todo o trabalho da equipe de fiscais é fundamental para a garantia e proteção dos direitos dos consumidores e fornecedores, conforme previsto no código de consumidor”, disse.
___
ASCOM:PMJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário