Cleber Sena,21/04/2023.
🚨🚨🚨🚨
O Ministério Público do Ceará deflagrou nesta terça-feira (18) a Operação Polímata e cumpriu mandados de prisão contra 23 pessoas, incluindo o prefeito de Pacatuba Carlomano Marques (MDB) e 8 secretários do município, além de integrantes do Gabinete do Prefeito e da Procuradoria Geral do Município.
A investigação da Procuradoria de Justiça de Crimes contra a Administração Pública (Procap), com apoio da Polícia Civil, apura a prática de crimes contra a administração pública no âmbito da Prefeitura Municipal de Pacatuba, especialmente nos anos de 2021 e 2022. Segundo a Procap, diversas unidades gestoras e secretarias faziam uso sistemático de dispensas de licitação, mediante a contratação de fornecedores, incluindo pessoas físicas, sem capacidade operacional, para a execução de uma série de atividades, com despesas estimadas em R$ 19 milhões.
Representantes das empresas contratadas sem licitação também foram presos. Já os gestores públicos também foram afastados de suas funções por 180 dias. Por conta da operação, o Poder Judiciário determinou o encerramento dos contratos firmados entre a Prefeitura e as pessoas físicas e jurídicas investigadas. Também foram cumpridos 37 mandados de busca e apreensão em Pacatuba, Caucaia, Fortaleza, Horizonte e Iguatu. Cerca de R$ 400 mil e três carros de luxo foram apreendidos.
Professores em luta
Esse não é o único problema enfrentado pela população de Pacatuba. Desde segunda-feira, os professores do município paralisaram as atividades em protesto ao projeto de lei nº 11/2023, aprovado pelos vereadores na última quarta-feira, que instituiu a redução do auxílio-deslocamento para os professores que residem fora do município. Os docentes já fizeram manifestações na rua e ocuparam a Câmara Municipal na tarde desta terça-feira.
Fonte: Brasil de Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário