Por: Cleber Sena.
••••••
Uma programação diversificada com direito a exposição, doação de mudas de plantas nativas e ainda palestras educativas, movimentaram a programação comemorativa ao Dia Nacional da Caatinga em Sento-Sé. A programação realizada pela Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), em parceria com a Agrovale e o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), aconteceu na sede da Sematur nesta sexta-feira (28).
Mais de 100 alunos de escolas das redes municipal, estadual e particular de Sento-Sé prestigiaram o evento e aproveitaram para conhecer um pouco mais sobre o recaatingamento, a fauna e a flora do bioma caatinga, temas abordados nas palestras, que foram conduzidas pelo coordenador de educação ambiental da Sematur, Geraldo Cabral e pela representante do IRPAA, Jamilli.
A secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Tereza Rodrigues, explicou que a programação foi elaborada para promover a disseminação da importância do bioma caatinga e sua preservação. “Sento-Sé tem o título de Capital do Bioma Caatinga, pela grande preservação que mantém do Bioma que é único do Brasil, então seguimos incentivando a preservação, apresentando à população as espécies existentes na flora e fauna, pois acreditamos que é preciso conhecer para preservar”, explicou Tereza Rodrigues.
Para a estudante Luciana Ribeiro o momento foi de aprendizado e muitas descobertas. “Não sabia que o nosso município tinha o título de Capital do Bioma Caatinga, para mim essa foi a principal descoberta, mas também foi muito importante conhecer a riqueza de diversidade de espécies de animais e plantas”, disse a estudante. Já o estudante Paulo Marcelo Oliveira contou que ficou surpreso com a riqueza do bioma de Sento-Sé. “Hoje aprendi muitas coisas que não sabia, como por exemplo que o bioma caatinga só existe no Brasil e que nossa Sento-Sé tem uma grande e rica extensão de caatinga. É maravilhoso aprender tanta coisa nova e de forma descontraída”, contou Paulo Marcelo.
Palestras – o coordenador de educação ambiental da Sematur, Geraldo Cabral, destacou que sua palestra teve como foco principal a riqueza do Bioma Caatinga. “Buscamos passar para os participantes curiosidades sobre o tema, como: o motivo de Sento-Sé ter sido escolhida como a Capital Mundial do Bioma Caatinga, ser o terceiro em extensão territorial no estado da Bahia, estar à margem do maior Lago Artificial da América do Sul, e terceiro no planeta. Que temos uma margem de Lago com mais de 400 km, com um fantástico potencial para produção de alimentos irrigados, uma vasta riqueza mineral, com diversas pedras preciosas e minérios industriais, além do magnífico campo de energia limpa, e de um vasto Patrimônio Arqueológico, entre outros tópicos”, ressaltou Geraldo Cabral.
ASCOM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário