Cleber Sena,01/03/2023.
•••••
São ofertadas mais de 500 vagas para essa modalidade. Pessoas com idade mínima de 15 anos podem se inscrever para dar continuidade aos estudos
Jovens, adultos ou idosos que desejam iniciar, retomar ou concluir o Ensino Fundamental podem realizar a matrícula em uma das 16 escolas municipais que atendem esse público. Os interessados em aprender a ler e escrever ou completar o processo de escolarização, devem ir até as unidades mais próximas da sua residência para efetuar a matrícula para a Educação de Jovens e Adultos(EJA). É necessário levar os documentos pessoais até o dia 17 de março.
A política de alfabetização dos cidadãos que ingressam na EJA é de acelerar os três anos iniciais do Ensino Fundamental em um período de 200 dias letivos, com três horas de estudo cada. Ao final do ano será totalizada a carga horária de 600 horas, obtendo-se um percentual significativo de aprovação com qualidade e competência. Os alunos cumprem o processo normal de aprendizagem e participam de dinâmicas e atividades de enriquecimento curricular. As aulas são ministradas em período noturno e o processo de aprendizagem é individual e flexível para estimular, de forma personalizada, o estudo.
O secretário Executivo de Ensino, Alan Costa, destaca que a oferta de Educação de Jovens e Adultos cria oportunidade para que as pessoas que não puderam ir à escola na idade habitual, possam retornar aos estudos, alcançando mais autonomia e crescimento profissional.
“Hoje a crescente cobrança por conhecimento tem dificultado muitos jovens e adultos a ingressarem no mundo do trabalho por falta de escolarização. Fatores assim os levam, sem a opção de escolha, para a informalidade e para as dificuldades impostas pela exclusão, gerada pela baixa renda e as incertezas financeiras. O caminho educacional, a escolarização, é sinônimo de conhecimento, o passo necessário para a liberdade do ser humano em qualquer idade e tempo. O diferencial da educação é que nunca será tarde para começar ou recomeçar”, explana Alan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário