Estudo sobre pneumonia produzido por médicos residentes do Hospital Dom Malan em Petrolina, têm trabalhos aprovados em Congressos da América do Sul e de São Paulo - NOTÍCIAS.

Você bem informado. Whatsapp do blog:087.9.8171.5748

sábado, 25 de março de 2023

Estudo sobre pneumonia produzido por médicos residentes do Hospital Dom Malan em Petrolina, têm trabalhos aprovados em Congressos da América do Sul e de São Paulo

Cleber Sena,25/03/2023.










 


Sete trabalhos de médicos residentes em pediatria do Hospital Dom Malan em Petrolina, Sertão de Pernambuco, foram selecionados para o 2º Congresso Sul-Americano que acontecerá em São Paulo, junto com o 4º Congresso Paulista de Urgências e Emergências Pediátricas. Os eventos acontecem esta semana, de 22 a 25 de março no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).



 Além dos residentes, estudantes de medicina da Universidade federal do Vale do São Francisco – Univasf, em Petrolina, participaram da pesquisa que envolveu protocolos adotados no tratamento de pacientes com pneumonia grave. “Dentro da pesquisas foram apresentados os resultados de diagnósticos, tratamento e o impacto da vacinação nos pacientes. A gente tem que mostrar para o mundo o que nós temos e produzimos aqui. Porque a gente vê muita doença grave e doenças raras e é importante que as pessoas conheçam.  A produção científica é um registro de resultados através de dados científicos,” explicou a preceptora dos residentes médicos, a hematologista pediatra do Hospital Dom Malan, Ilka Juliane Ferreira Rodrigues.



Raul Albuquerque, de 27 anos, está no terceiro ano de residência pediátrica e faz parte do grupo que vai ao 2º Congresso Sul-Americano e 4º Congresso Paulista de Urgências e Emergências Pediátricas. “Avaliar pneumonia complicada, tempo de internamento, uso de antibiótico, quais os esquemas utilizados, tratamentos clínicos e cirúrgicos, o tipo de vacina, entre outros procedimentos. Participar desses Congressos é uma forma de consolidar a parte teórica e acadêmica, firmando o conhecimento de prática e teoria que só o possível com o hospital,” ressalta Raul.



“O mais importante desse projeto é tentar uniformizar o atendimentos aos pacientes avaliando o que foi usado de diagnóstico: foi radiografia, foi tomografia, foi a clínica? Pra gente padronizar o próprio tratamento, a medicação aplicada, e assim uniformizar a conduta,” completa Dra. Ilka Juliane.



A pediatra e diretora de Ensino e Pesquisa do HDM, Angélica Guimarães, comemora os resultados e diz, que a formação do médico residente precisa envolver além das atividades práticas, o treinamento em metodologia científica.



Assessoria de Comunicação do HDM



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages