Cleber Sena 16/01/2023..
A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), volta a alertar a população para o combate à dengue, causada pelo mosquito Aedes aegypti, que transmite também zika e Chikungunya. Em 2021, Juazeiro notificou 146 casos suspeitos de dengue, com 6 confirmações e nenhum óbito. Já em 2022, o total de notificações de dengue foi de 1.285 e 113 casos positivos, com 1 óbito confirmado e 1 em investigação.
“A gestão municipal vem realizando diversas ações de combate ao mosquito, são ações de conscientização da população sobre os perigos e a importância de combater o inseto e os criadouros, principalmente, após o período chuvoso. Quando comparamos os casos de notificações entre 2021 e 2022, nos preocupa muito, por isso estamos reforçando o alerta para que a população continue nos ajudando no enfrentamento ao Aedes”, destaca o secretário de Saúde do município, Fernando Costa.
Combate ao mosquito
A forma mais eficaz de prevenção é o combate ao mosquito Aedes aegypti em conjunto com as ações desenvolvidas pelo município, que juntas ajudam a evitar a proliferação do inseto.
Verificar se a caixa d’água está bem tampada; deixar as lixeiras bem tampadas; colocar areia nos pratos de plantas; recolher e acondicionar o lixo do quintal; limpar as calhas; cobrir piscinas; tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários; limpar a bandeja externa da geladeira; limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação; limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado; cobrir bem a cisterna; e cobrir bem todos os reservatórios de água.
Dengue Zap
Além do trabalho porta-a-porta, a gestão municipal disponibiliza o ‘Dengue Zap’ (74 98827-9832), um número exclusivo para recebimento de demandas relacionadas às arboviroses em Juazeiro. Nele é possível indicar a existência de terrenos baldios, casas fechadas e quaisquer outras situações que possam servir de criadouros para o mosquito.
-
Texto: Lucas Lima - Ascom/PMJ
----
Nenhum comentário:
Postar um comentário