Cleber Sena
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (25) a Operação Tempo Perdido, que cumpre 16 mandados de busca e apreensão nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). A PF investiga um grupo criminoso formado por servidores públicos com atuação em Petrolina, supostamente especializados em fraudes na concessão do programa Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida), do Governo Federal.
Segundo a PF, a atuação do grupo visava beneficiar parentes e pessoas próprias dos servidores – que atuavam no município pernambucano – além do comércio das unidades habitacionais. Entre junho de 2020 e julho de 2021 “foram perpetradas diversas fraudes no âmbito dos processos administrativos relacionados ao Programa Casa Verde e Amarela, consistentes na falsificação de documentos, atesto de informações inexistentes, bem como a inobservância dolosa dos requisitos legais para concessão da habitação. Estima-se que as fraudes geraram um prejuízo de aproximadamente R$ 17 milhões aos cofres públicos”, afirma a PF.
Servidores afastados
Além dos mandados de busca, a PF dá cumprimento a sete mandados de afastamento cautelar das funções públicas. Mais de 70 agentes atuam na operação. Os investigados responderão pelos crimes de Associação Criminosa, Falsidade Ideológica, Corrupção Passiva, Prevaricação e Fraude Contra o Sistema Financeiro. As penas somadas podem chegar a 37 anos de reclusão.
Residencial Novo Tempo
A Operação foi batizada de Tempo Perdido por dois motivos: as fraudes ocorrem no Residencial Novo Tempo, em Petrolina e também, em alusão à ideia de que as pessoas que se inscreveram para tentar uma residência somente perderam tempo.
Canal para denúncias
Diante da repercussão da operação, a PF disponibilizou dois canais para denúncias, caso a população queira apresentar novas queixas sobre o programa habitacional. São eles: e-mail gab.jzo.ba@pf.gov.br e a Whatsapp (74) 3614-9125.
O que diz a Prefeitura?
“A Prefeitura de Petrolina informa que está tomando conhecimento dos fatos para se pronunciar posteriormente. A administração municipal ressalta que está a disposição para colaborar prestando toda assistência e esclarecimentos necessários”, diz a nota da Prefeitura de Petrolina.
(Via:Waldiney Passos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário