30 de Setembro de 2022.
A Princesinha do Sertão, como é carinhosamente chamado o município de Feira de Santana, avança em mais uma fase de preparação para o “Sabores do Sertão”, um festival gastronômico que promete agitar a cena a culinária do município.
O evento seguirá o tema “Conexões através da Gastronomia”, uma referência a localização de Feira Santana e seu caráter como município de ligação para várias regiões da Bahia. O Festival acontecerá entre os dias 16 de novembro e 04 de dezembro. Serão 3 categorias para a degustação: prato principal, lanches/petiscos e doce/sobremesas.
Enquanto o festival não inicia, os estabelecimentos estão recebendo mentorias individuais ofertadas pelo Senac, uma das instituições realizadoras do evento, junto ao Sebrae, Sindifeira de Santana, Prefeitura de Feira de Santana e ACEFS – Associação Comercial e Empresarial do município.
As mentorias estão sendo conduzidas pelo chef profissional Uelcimar Cerqueira, professor de Gastronomia do Senac e da Universidade Estácio de Sá. Uelcimar auxilia os participantes no desenvolvimento dos pratos com técnicas especializadas, harmonia dos ingredientes, composição e apresentação das receitas, além de pontos imprescindíveis como: viabilidade, sazonalidade e identidade alimentar de cada restaurante.
O chef e professor comentou sobre a experiência com o processo de mentoria: “agradeço pela oportunidade de mais essa participação no festival, que me possibilitou muito crescimento e empoderamento da cultura alimentar da cidade, através do contato com os diversos tipos de estabelecimentos de alimentação; é sempre muito rico dividir ideias, conhecimentos e vivências no aprendizado mútuo com gestores, e chefes dos estabelecimentos (…) fico feliz de saber que nossa culinária e cultura alimentar está sendo muito bem representada em toda a sua pluralidade étnica; marca e destaque no cenário gastronômico da Bahia”.
Angélica Dias, Gestora do Senac em Feira de Santana, comentou sobre o andamento da ação: “os participantes já escolheram a categoria e estão se preparando para oferecer uma diversidade de sabores, priorizando o uso de produtos puramente regionais. O apoio do Senac como Instituição de Educação Profissional de referência nacional tem contribuído significativamente na organização dos estabelecimentos”. “Aguardem e participem, será um grande festival”, completa.
O clima de expectativa e preparação para o evento é compartilhado pelos participantes. Jean Souza, empresário do Taboo Steak Bar e um dos inscritos para o festival, afirma: “Levaremos o melhor do nosso cardápio com a parceria do Senac e a consultoria do chefe Uelcimar, um dos melhores da Bahia”.
(Via:Waldiney Passos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário