Abril Marrom: Prefeitura de Petrolina alerta sobre doenças que podem levar à cegueira - NOTÍCIAS.

Você bem informado. Whatsapp do blog:087.9.8171.5748

quinta-feira, 21 de abril de 2022

Abril Marrom: Prefeitura de Petrolina alerta sobre doenças que podem levar à cegueira


 

O mês de abril é destinado à conscientização sobre a cegueira, intitulado como “Abril Marrom”. Durante o período, são desenvolvidas ações com foco na prevenção, combate e reabilitação dos diversos tipos de cegueira. Diante disso, a Prefeitura de Petrolina faz um alerta de como prevenir precocemente essas doenças.


 


Entre as patologias mais comuns causadoras de cegueira estão a degeneração macular, a catarata, a retinopatia diabética e o glaucoma. Existem doenças consideradas reversíveis e irreversíveis, porém, mesmo no segundo caso, o tratamento adequado pode postergar a evolução da patologia. Para evitar o agravamento, é necessário realizar consultas anualmente.


 


“Consultar o oftalmologista é a melhor forma de prevenir doenças que podem causar a cegueira. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para que o paciente possa manter, como também adquirir, a boa visão ao longo da vida. Por isso, a Secretaria de Saúde vem buscando ampliar, no próprio município, a oferta de consultas, exames e cirurgias oftalmológicas, no intuito da plena garantia do acesso ao usuário do SUS, que antes, era submetido ao Tratamento Fora do Domicílio (TFD), através de viagens à capital, Recife, e sobretudo, não formar as longas filas de espera para o atendimento e realização de procedimentos nesta especialidade”, destaca a secretária executiva de Gestão em Saúde do SUS, Cássia Guimarães.


 


A Secretaria de Saúde oferece consultas oftalmológicas, exames complementares e procedimentos cirúrgicos. Para a população ter acesso ao atendimento, é necessário procurar uma Unidade Básica de Saúde para ser avaliado por um profissional médico, e dependendo da necessidade será encaminhado ao especialista.


 


—————————


Ascom: PMP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages