Na última sexta-feira, estudantes e servidores da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) se reuniram para protestar contra os salários atrasados e o retorno das aulas online. O advogado e ex-candidato a prefeito de Petrolina, Julio Lossio Filho, que já vinha acompanhando a situação, no intuito de ajudar alunos e demais funcionários, que estão no terceiro protesto somente este mês e sem obter resposta, decidiu entrar com uma ação junto ao Ministério Público pedindo que atue no sentido de pressionar a Prefeitura a cumprir o seu papel, já que a Facape é uma autarquia municipal.
Para Julio, a Facape está em colapso financeiro e os alunos e funcionários estão pedindo socorro. “A faculdade está, há meses, com salários atrasados de professores e funcionários, sem pagar décimo terceiro e, agora, mantendo as aulas online, não por uma questão sanitária, mas financeira, prejudicando o corpo discente e docente dessa instituição. A manifestação feita pelos alunos, na semana passada, pedindo socorro ao munícipio, não surtiu nenhum efeito e a prefeitura alegou a autonomia administrativa e financeira da instituição, afirmando não ter responsabilidade sobre o que estava acontecendo. A Facape, por ser uma autarquia, tem sim autonomia, mas ela ainda faz parte da administração municipal, como o próprio prefeito já afirmou recentemente em vídeo”, explicou.
A representação junto ao Ministério Público é, segundo Julio, justamente para que, ao cumprir verdadeiramente o seu papel, a Prefeitura pare de prejudicar funcionários, alunos e professores.
________
Ascom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário