A chuva que caiu na última noite (21), trouxe alívio e esperança à população que estava sofrendo com as altas temperaturas na cidade, no entanto, após as chuvas há a necessidade de cuidados redobrados, em especial, com recipientes que possam acumular água, sendo estes, ambientes propícios para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica alerta à população a adotar medidas permanentes para o controle do mosquito transmissor das doenças. Algumas ações preventivas de eliminação de focos são: manter recipientes fechados com tampas, garrafas armazenadas com a boca para baixo, pneus e caixas d’água mantidos sempre cobertos, evitar o acúmulo de lixo e trocar a água dos vasos de planta.
“As ações e cuidados precisam acontecer corriqueiramente, no entanto, intensificamos os cuidados e alertas nos períodos e altas temperaturas e fortes chuvas, uma vez que, as fêmeas do mosquito depositam seus ovos em locais quentes, com isso, após as chuvas, estes ovos depositados liberam o mosquito. Os agentes de endemias estão realizando as visitas e transmitindo as informações aos moradores, assim, esperamos evitar a proliferação dos mosquitos, contando com a colaboração de todos”, explicou o diretor de Vigilância Epidemiológica, Acácio Andrade.
_________
Ascom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário