A cultura por Maria Elena, sem decretos - NOTÍCIAS.

Você bem informado. Whatsapp do blog:087.9.8171.5748

terça-feira, 25 de maio de 2021

A cultura por Maria Elena, sem decretos


A cultura pra ser movimento, ter gente, ter folclore, ter arte só funciona como Maria Elena Alencar, hoje vereadora em Petrolina, sem quis e defendeu. E fez. Trabalhou pra isso em todo lugar possível dessa cidade.


Maria Helena,com formação acadêmica em comunicação social, mas, com sentimento de teatro, da música, da multiforme cultura sertaneja com as manifestações mais puras e carregadas de miscigenação entre povos que escolheram essa caatinga pra viver.


Em 2012(como se vê na foto, Maria Elena Alencar, com Ariano Suassuna) o evento de honrarias e medalha Ana das Carrancas, simboliza o que cerca até hoje essa pernambucana de decisões rápidas e com temperamento muito afinado com as raízes de sua terra, sem tabus nem dificuldade burocrática.


 Maria Elena pública, com mandatos eletivos, com histórico político, e currículo no Legislativo com presidente da Câmara Municipal de Petrolina.


Mas nada é tão confortável em seu cotidiano, seu retrospecto humano como a cultura popular. O calendário petrolinense das festas de carnaval, São João e Natal com inclusão de novenas e rodas de São Gonçalo, samba de Véio, bandeira do Rosário e Reisado da Vila Mocó.


O tributo e festival de música com nome e sucesso brasileiro de Geraldo Azevedo ilustra uma página rica de toda Petrolina carregada de Rio São Francisco e caatinga na vida inquieta de Maria Elena Alencar, de família interminável e sempre reunida para esta cidade.


Maria Elena capaz de tudo para completar o sonho alheio numa manifestação folclórica, um altar cristão onde cabe baião de dois, xaxado e xotes. Com toda companhia forrozeira de Luiz Gonzaga e interminável literatura sertaneja. 


Maria Elena foi secretária de Cultura no governo Miguel Coelho(MDB). 2017-18. E deixou lembrança boa. Porque tem currículo das ruas e tablado. Dos recitais e toda inesperada gente pra fazer arte em tudo que está ao alcance dos olhos e do sentimento sem documentos obrigatórios.


Maria Elena Alencar, sabe que Cultura nasce onde quer.


Via: Marcelo Damasceno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages