O Conselho da Conmebol aprovou, nesta sexta-feira, o protocolo de recomendações médicas para treinos, vagens e competições, e o manual operativo de chegadas e saídas em aeroportos. Os dois documentos estão disponíveis no portal da entidade, que, todavia, não marcou data para o retorno de seus torneios. A previsão é que isso aconteça em setembro. Em seu protocolo médico, a Conmebol reitera que faz apenas recomendações. Clubes e federações devem seguir as normas das autoridades de saúde de seus respectivos países. No entanto, a entidade reforçou que adotará medidas divulgadas ainda em maio. No documento, a entidade reforça que submeterá a testes de coronavírus a todos membros das delegações que estejam em viagem para disputar partidas por torneios continentais. Quem se recusar a fazer o exame, não poderá disputar a competição e estará submetido a sanções. Todas as delegações deverão apresentar os resultados negativos de testes no embarque e desembarque das viagens. A Conmebol ainda fará testes 12 horas depois da chegada de um clube que atuará como visitante ao seu país de destino e outra bateria de exames nas 24 horas que antecedem a partida. A entidade ainda reforçou as seguintes recomendações:
*Proibição para jogadores e comissão de cuspir e assoar o nariz antes, durante e depois do jogo na área da competição (campo de jogo e banco de reserva).
*Proibição para jogadores e comissão de beijar a bola antes, durante e depois do jogo.
*Obrigatoriedade para jogadores e comissão de submeter-se a controles de temperatura antes das partidas.
*Obrigatoriedade para jogadores e comissão de usar garrafas individuais de água e bebidas isotônicas.
*Proibição de trocar ou presentear a camisa ou qualquer outra parte do uniforme com rivais ou companheiros de mesma equipe ou qualquer outra pessoa.
*Uso obrigatório de máscaras aos jogadores e comissão que se encontram no banco de reservas.
*Proibido a troca de flâmulas ou presentes entre ambas equipes.
*No caso de participar de entrevista no campo ou em coletiva de imprensa depois da partida, deverá utilizar máscara ou protetor facial.
Para as viagens, a Conmebol determina que os clubes garantam que os aviões utilizados na viagens tenham sistemas de ventilação que troquem o ar do ambiente a cada três minutos. Além disso, a entidade prevê que as delegações se desloquem em dois ônibus e evitem passar pelos saguões dos aeroportos. Para isso, cada clube terá a ajuda da Conmebol e das autoridades policiais locais. A Libertadores de 2020 foi paralisada após a disputa da segunda rodada da fase de grupos. A Sul-Americana teria sua segunda fase disputada nos dias 20 e 27 de maio. Na reunião desta sexta, o Conselho manteve setembro como data inicial da disputa das eliminatórias para a Copa do Mundo. A Conmebol espera a abertura de todas as fronteiras no continente para ter um cenário favorável ao retorno de suas competições.
Fonte: Globo Esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário